EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MERENDA COM QUALIDADE E REDUÇÃO DA OBESIDADE DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

As atividades trouxeram a importância de uma alimentação natural, com alimentos produzidos em casa, além da melhora de hábitos alimentares na hora da refeição.


EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MERENDA COM QUALIDADE E REDUÇÃO DA OBESIDADE DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Nosso país vem enfrentando uma decadência no perfil nutricional com aumento de sobrepeso e obesidade, sendo que entre cada três crianças brasileiras, uma apresenta sobrepeso. Tendo em vista este cenário nacional, foram realizadas atividades a fim de avaliar o perfil nutricional em nosso município, buscando estratégias para a melhora na saúde dos alunos.

Neste ano, foram realizadas duas avaliações antropométricas, com mensuração do peso e da altura dos alunos. Foram comparados os resultados do perfil nutricional e encontrou-se uma melhora de 59 para 66% na eutrofia (peso normal para a altura e idade) dos alunos da rede municipal de ensino de Barra do Guarita. Quando se analisou o sobrepeso, houve uma redução de 3% e em relação à obesidade, tivemos diminuição em 4%. Foram trabalhados durante o ano a melhora do cardápio da alimentação escolar e inserção de novos produtos saudáveis ofertados aos alunos, como arroz integral, bolacha salgada integral, pão integral, linhaça, granola e uma quantidade maior de frutas, como a pera, kiwi, melão e morangos. Ainda no primeiro semestre foram realizadas reuniões com diretores e professores das três escolas repassando a situação nutricional dos nossos alunos, abordando estratégias quanto a melhoria da alimentação por meio das disciplinas de ciências e práticas esportivas em educação física.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MERENDA COM QUALIDADE E REDUÇÃO DA OBESIDADE DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Em uma abordagem realizada pela nutricionista responsável técnica pelas escolas, Emeli Jacomini, juntamente com o enfermeiro da Secretaria de saúde, Valcier Balestrin, foram trabalhados reuniões e coquetéis nas três escolas municipais aos pais, baseadas na alimentação escolar, trazendo os resultados da avaliação antropométrica e abordando alimentação saudável para a melhora da saúde dos educandos fora do âmbito escolar. Em sequência, foram realizadas atividades sobre a educação alimentar e nutricional aos alunos das  turmas do 6o ano A e 6o ano B e no 1o Ano da Escola Municipal Novo Horizonte e turmas do 6o ao 9o ano da Escola Municipal General Américo de Moura. As atividades trouxeram a importância de uma alimentação natural, com alimentos produzidos em casa, além da melhora de hábitos alimentares na hora da refeição. Salienta-se, que há muito trabalho a ser feito e que ainda será trabalhado com as turmas que não tiveram alcance nesse ano de 2018. A alimentação saudável deve fazer parte do dia a dia dos alunos e familiares, não somente no ambiente escolar, mas em suas casas também.



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Sobradinho, 09 - (55) 3616 1025

Horário de atendimento: 07h30mim às 11h30min e das 13h às 17h.

Visualizar mapa