EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MERENDA COM QUALIDADE E REDUÇÃO DA OBESIDADE DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

As atividades trouxeram a importância de uma alimentação natural, com alimentos produzidos em casa, além da melhora de hábitos alimentares na hora da refeição.

Nosso país vem enfrentando uma decadência no perfil nutricional com aumento de sobrepeso e obesidade, sendo que entre cada três crianças brasileiras, uma apresenta sobrepeso. Tendo em vista este cenário nacional, foram realizadas atividades a fim de avaliar o perfil nutricional em nosso município, buscando estratégias para a melhora na saúde dos alunos.

Neste ano, foram realizadas duas avaliações antropométricas, com mensuração do peso e da altura dos alunos. Foram comparados os resultados do perfil nutricional e encontrou-se uma melhora de 59 para 66% na eutrofia (peso normal para a altura e idade) dos alunos da rede municipal de ensino de Barra do Guarita. Quando se analisou o sobrepeso, houve uma redução de 3% e em relação à obesidade, tivemos diminuição em 4%. Foram trabalhados durante o ano a melhora do cardápio da alimentação escolar e inserção de novos produtos saudáveis ofertados aos alunos, como arroz integral, bolacha salgada integral, pão integral, linhaça, granola e uma quantidade maior de frutas, como a pera, kiwi, melão e morangos. Ainda no primeiro semestre foram realizadas reuniões com diretores e professores das três escolas repassando a situação nutricional dos nossos alunos, abordando estratégias quanto a melhoria da alimentação por meio das disciplinas de ciências e práticas esportivas em educação física.

Em uma abordagem realizada pela nutricionista responsável técnica pelas escolas, Emeli Jacomini, juntamente com o enfermeiro da Secretaria de saúde, Valcier Balestrin, foram trabalhados reuniões e coquetéis nas três escolas municipais aos pais, baseadas na alimentação escolar, trazendo os resultados da avaliação antropométrica e abordando alimentação saudável para a melhora da saúde dos educandos fora do âmbito escolar. Em sequência, foram realizadas atividades sobre a educação alimentar e nutricional aos alunos das  turmas do 6o ano A e 6o ano B e no 1o Ano da Escola Municipal Novo Horizonte e turmas do 6o ao 9o ano da Escola Municipal General Américo de Moura. As atividades trouxeram a importância de uma alimentação natural, com alimentos produzidos em casa, além da melhora de hábitos alimentares na hora da refeição. Salienta-se, que há muito trabalho a ser feito e que ainda será trabalhado com as turmas que não tiveram alcance nesse ano de 2018. A alimentação saudável deve fazer parte do dia a dia dos alunos e familiares, não somente no ambiente escolar, mas em suas casas também.