ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV- ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

As acadêmicas agradecem à Prefeitura Municipal de Barra do Guarita – RS, por disponibilizar o espaço para a realização da prática de estágio e ressaltam que foi de suma importância aos estudos acadêmicos.

• 12/07/2018 16h53 - Atualizado em 18/07/2018 16h47

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV- ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

A Pedagogia há muito tempo vinha sendo considerada uma formação apenas para atuação em espaços escolares, mas com o passar dos anos essa ideia tem tomado novos rumos e novas possibilidades permeiam o campo de atuação, sendo uma delas a Pedagogia Empresarial.

Ribeiro (2010) esclarece que a atuação do pedagogo, dentro de uma empresa, destaca-se com o propósito de dar suporte e estruturações as ampliações, mudanças e promove conhecimentos dentro dos diferentes espaços, contribuindo para a (re) construção do espírito de equipe, a criatividade, os desenvolvimentos profissional e pessoal. Ou seja, todo trabalho desenvolvido por um pedagogo tem por objetivo a melhoria dos resultados da empresa ou diferentes instituições.

Ao compreender-se a relevância do pedagogo nos espaços não-escolares fomos desafiados pela professora orientadora Alexandra Franchini Raffaelli, da disciplina de Estágio Supervisionado IV- Espaço não Escolares do curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga-SC, para estar mediando uma oficina com as visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Barra do Guarita-RS. Em conversa com as coordenadoras Diomari Siqueira, Julia Soares e as profissionais do PIM, elegemos o tema “Diferentes olhares para os estímulos infantis”.

A oficina foi realizada com a presença de 8 profissionais do PIM. Foram mediados conceitos e saberes referente ao desenvolvimento dos jogos pedagógicos e sua importância para o desenvolvimento de cada criança. Para isso, buscamos embasamento teórico de dois autores muito importantes para a pedagogia, sendo eles: Maria Montessori e Jean Piaget. É importante destacar que, durante a realização da oficina, o grupo contribuiu para o desenvolvimento e aprendizagem de todas as atividades propostas.

Com o término desta oficina, as acadêmicas do 7º semestre de Pedagogia afirmam que os desafios proporcionaram novas experiências acadêmicas, bem como, a compreensão das diversas possibilidades de atuação profissional.

No entanto, as acadêmicas agradecem à Prefeitura Municipal de Barra do Guarita – RS, por disponibilizar o espaço para a realização da prática de estágio e ressaltam que foi de suma importância aos estudos acadêmicos estar mediando diferentes saberes que contribuíram para aprendizagem de todos. Agradecem a colaboração e participação de todas as profissionais do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Texto: Camila Tainá Elsenbach e Vanessa Weschenfelder

REFERÊNCIA

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: a atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.