INSERÇÃO DE NOVOS PRODUTOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARRA DO GUARITA.

A Alimentação Escolar deve ser prazerosa aos alunos e contribui para o crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem e no rendimento escolar.

• 07/05/2018 14h54 - Atualizado em 07/05/2018 14h54

Durante o mês de abril foram realizadas diversas atividades pela Nutricionista Responsável Técnica da alimentação escolar, Emeli Jacomini, nas duas escolas municipais e no Centro de Educação Infantil de Barra do Guarita. A primeira atividade foi desenvolvida no dia 05 de abril nas dependências do Centro de Educação Infantil Vovó Ilga com a inserção da Pera. Nesta atividade a nutricionista falou sobre a importância do consumo de frutas e salientou sobre os benefícios da Pera. Logo em seguida foi feita a estimulação para o consumo com apresentação de figuras lúdicas montadas com a fruta, seguido por degustação da mesma.

A segunda atividade foi realizada no dia 12 de abril na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte com o Teste de Aceitabilidade para a avaliação da Ricota que foi ofertada aos alunos no café da manhã desta escola. A aceitação do produto foi de 73,5%, o que resultou a não aceitação inicial do alimento, que deveria atingir pelo menos 85% da adesão dos alunos. Na terceira atividade do mês, no dia 19 de abril nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Américo de Moura foi aplicado o Teste de Aceitabilidade para avaliar o arroz integral disposto no lanche da manhã e almoço Da escola. Nesse teste ocorreu a aceitação do alimento por 86% dos votos positivos.

Já a última atividade foi desenvolvida novamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte no dia 26 de Abril com a inserção da linhaça e aveia na salada de frutas com iogurte. Nesse momento foi falado sobre a importância e os benefícios desses alimentos. Destacando que o Teste de Aceitabilidade, que deve ser realizado na inserção de novos alimentos na alimentação escolar, com exceção de escolares de 0 a 3 anos e para frutas ou preparações compostas por sua maioria por frutas ou hortaliças. Assim, os testes foram realizados somente em dois momentos. A inserção desses alimentos foi bem aceita pela maioria dos alunos que os consumiram.

A Alimentação Escolar deve ser prazerosa aos alunos e contribui para o crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem e no rendimento escolar, com isso é muito importante o estimulo e a Educação Alimentar e Nutricional, para que ocorra a vontade de experimentar novos alimentos e adquirir uma alimentação mais saudável.

Horário de atendimento: 7h às 13h