GILDO – O AMIGO DAS VOGAIS

O projeto “Gildo – O amigo das vogais” foi planejado e desenvolvido entre o ano de 2015 até o ano de 2018, pela professora Elisangela da Rosa, Formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação, Anos Iniciais e Educação Infantil.O objetivo deste projeto foi possibilitar aos alunos (as) um primeiro contato com as vogais, de maneira lúdica e prazerosa. Desse modo, o projeto consistiu em uma atividade significativa aos alunos da turma do Pré – A, do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ ILGA, sendo que envolveu os alunos tanto no contexto escolar como familiar.

Nesse sentido, o tema do projeto foi “A festa das vogais”, em que se objetivava oportunizar momentos de interação com os colegas e a família, identificar e reconhecer as vogais, como também demonstrar a importância de cultivar amigos, despertando os valores do cuidado e da responsabilidade com o outro.

Além disso, as crianças eram desafiadas a levarem o Gildo para casa e a cuidá-lo como um bem muito precioso, de maneira que fosse um integrante da sua família. Dessa forma, o Gildo visitava as casas dos alunos diariamente, sempre acompanhado de músicas, brincadeiras, atividades ou histórias que deveriam ser contadas ou cantadas pelos pais ou responsáveis do aluno (a).

Quem escolhia quem iria levar o Gildo para casa era a professora, e isso contribuía para que as crianças cumprissem os combinados da sala, pois todos queriam levar o Gildo para sua casa e dessa forma, não descumpriam com acordo.

No dia seguinte, o (a) aluno (a) deveria trazer o Gildo para a escola e contar como foi a visita dele em sua casa, bem como teria que cuidar dele na creche. O momento de contar como foi a visita acontecia quase sempre no início da aula, o (a) aluno (a) que levara o Gildo sentava em uma cadeira e os outros sentavam no chão, para ouvir como tinha sido a visita dele em sua casa. Ainda, durante todo o dia na creche a criança deveria cuidar do Gildo, porque não podia deixar ele sozinho. E ao final da aula, a professora escolhia outro aluno (a) que ainda não tinha o levado, para então receber a visita do Gildo.

Nas visitas que Gildo realizou, ele fez um pouco de tudo, passeou, brincou muito, comeu muitas comidas deliciosas e até mesmo miojo, foi ao supermercado, andou de carro, de moto, de ônibus, de carroça e de barquinho. O Gildo foi um grande companheiro, pois até dormia junto com seus amiguinhos.

É importante ressaltar que a criança que levava o Gildo na sexta-feira, ficava o final de semana inteiro se aventurando com o seu amigo, passeava na casa da vovó e do vovô, de outros amiguinhos, ou até mesmo de demais familiares da criança.

E não eram somente as crianças do Pré – A que levavam o Gildo para casa, as professoras, os estagiários e os funcionários também recebiam a visita do Gildo, sendo essa uma forma de mostrar aos alunos que o Gildo podia ser amigo de todo mundo.

Desse modo, o Gildo foi uma ferramenta pedagógica muito importante para que os (as) alunos (as) conhecessem as vogais, pois tornou esse processo significativo e lúdico, no qual, os alunos conheceram as letras de maneira espontânea e divertida. Além disso, o Gildo contribuiu para que as crianças vivenciassem valores que são importantíssimos para o seu desenvolvimento social e cognitivo, que são o cuidado com o outro e a importância de se ter amigos, sabendo cultivá-los e respeitá-los.

GILDO – O AMIGO DAS VOGAIS