Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Barra do Guarita, quarta-feira, 22 de setembro de 2021 Telefone (55) 3616-1025

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7:30h às 11:30h e 13h00 às 17h00

Ter
21/09
31 °C
21 °C
Índice UV
9.0
Quar
22/09
26 °C
14 °C
Índice UV
9.0
Quin
23/09
26 °C
19 °C
Índice UV
9.0
Sext
24/09
31 °C
22 °C
Índice UV
9.0

Plano Municipal de Imunização



1- INTRODUÇÃO


O presente documento trata do plano de vacinação contra a infecção humana pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) do município de Barra do Guarita que tem como finalidade instrumentalizar gestores públicos e equipes de saúde sobre as medidas a serem implantadas e implementadas para a operacionalização da vacinação no município, bem como explicar à população guaritense os procedimentos que serão adotados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no processo de vacinação.

A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas

A suscetibilidade ao vírus SARS-CoV-2 é geral, por ser um vírus novo, e não se sabe se a infecção em humanos gera imunidade contra novas infecções e se essa imunidade é por toda a vida. O espectro clínico da infecção pelos Coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. 

O município de Barra do Guarita deve o primeiro caso confirmado Covid-19 em 19/06/2020. Até o dia 09/08/2021 foram realizados 1.398 testes sendo deste 1.163 negativos, 235 casos positivos, 221 estão curados, 6 casos ativos e até o momento 8 óbitos no município.

O documento trata-se da apresentação de estratégia do município de Barra do Guarita para imunização contra a covid19, levando em consideração o aspecto sócio demográfico e epidemiológico da doença, estando este documento em consonância com o plano Regional, Estadual e Nacional de imunização para covid 19. Ainda este documento segue as diretrizes do ministério da saúde, segmentando a campanha da imunização que ocorre em 4 fases, de acordo com recebimento de doses pelos órgão competente para aplicação do imunobiológico para população.

2- COMPETENCIAS

Como citado anteriormente sera seguido o fluxo de normativas e CIB’s publicadas pelos órgão competentes em parceria com os estados e municípios conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização.

Neste contexto, dentre as competências municipais destacamos as seguintes:

  • Receber os imunobiológicos destinados ao município de Barra do Guarita;
  • Armazenar os imunobiológicos e insumos em local apropriado (Sala de Vacinas);
  • Qualificar equipe que irá atuar no processo de imunização;
  • Disponibilizar quando necessário insumos para aplicação do imunobiológico;
  • Registrar os dados conforme preconizado pela campanha da covid 19;
  • Monitorar as ações e etapas do programa de imunização com os registro no sistemas Online;
  • Chamar a população a ser imunizada conforme a faixa etária até completar 100% das doses enviadas em cada etapa;
  • Registrar efeitos adversos e erros programáticos a vacina quando ocorrer no sistema competente;
  • Aplicar termo de recusa de vacinação quando o munícipe não querer receber a dose de imunobiológico;
  • Manter boletim informativo de imunização atualizado para divulgar a população.

A Secretaria Municipal de Saúde garantira o número de profissionais de saúde necessários para a realização da ação de vacinação, garantindo uma rede de profissionais capacitados e tecnicamente competentes para tal tarefa. Também, a sala de vacinação do município estará organizada para realizar a vacinação.

A coordenação das imunizações do município ficará responsável pelas atualizações necessárias e capacitar os profissionais que atuam nos serviços de saúde, como unidades de saúde. As capacitações deverão abordar questões técnicas, operacionais, indicações e fluxo para notificação de eventos adversos pós-vacinação e digitação dos dados no sistema de informação.

3- ETAPAS DE VACINAÇÃO

Em nosso Município, as etapas estão sendo seguidas de forma como previsto pela tabela abaixo de acordo com o preconizado pelo ministério da saúde e sub coordenação e organização da Campanha Nacional de vacinação contra a COVID19.



ETAPAS 

GRUPOS PRIORITÁRIO 

1° etapa

  • Trabalhadores de Saúde
  • Idosos acima de 75 anos
  • População indígena, a partir dos 18 anos de idade

2° etapa

  • Pessoas entre 60 e 74 anos

3° etapa

  • Paciente com comorbidades
  • Paciente com deficiência permanente grave

4° etapa

  • Trabalhadores da educação
  • Trabalhadores de forças e segurança e salvamento
  • População em situação de risco
  • Trabalhadores de transporte aquaviário
  • População em geral de 59 anos a 18 anos.






O município de Barra do Guarita segue a campanha de imunização conforme previsto e preconizado em legislação. Destaca-se ainda que, para integralidade do processo de imunização a equipe organizou – se da seguinte forma para cobertura desta campanha:

  • Profissionais da saúde recebem a imunização recebem a imunização no seu ambiente de trabalho;
  • Idosos de 60 anos acima recebem a imunização em seus domicílios acompanhados dos agentes de saúde de cada micro área;
  • Os demais grupos serão organizados de forma atender com maior agilidade possível na sala de vacinação do município;

No momento que antecede o processo de vacinação é solicitado apresentação de documento pessoal com foto e cartão SUS para conferência dos dados e verificação que o munícipe pertence ao grupo a ser imunizado bem como ser residente no município. 

4- ALINHAMENTO ENTRE OS ENTES

O Município de Barra do Guarita/RS encontra-se vinculado à 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, situada no Município de Frederico Westphalen/RS. Nesse ponto, repassará à população as doses recebidas pela Coordenadoria, que por sua vez, recebe as doses destinadas à Região pelo Governo Estadual, em forma de complementação e alinhamento dos entes.

5- INSUMOS

De acordo com o anúncio oficial, o País, neste momento, conta com 4 vacinas (imunizantes), sendo:

  • CoronaVac, do Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantã
  • AstraZeneca, da Universaidade Oxford em parceria com a Fiocruz
  • Pfizer, Biontech
  • Janssen, Cilag farmacêutica LTDA. (Johnson & Johnson)

Existe a possibilidade, com o decorrer do tempo, que o Ministério da Saúde estabeleça parceria com outros laboratórios, considerando que várias vacinas mundo afora contam com aprovação de agências reguladoras de reconhecimento mundial.

6- LOGÍSTICA

De acordo com o Plano Regional de Imunização, o qual o Município de Barra do Guarita/RS adere, no âmbito da R15 a logística seguindo o preconizado pelas autoridades de saúde, sendo a 2ª CRS responsável pelo recebimento dos imunizantes oriundos da SES.

O Estado repassou as regiões de saúde equipamentos indispensáveis para armazenamento dos imunizantes, estando a rede de frio preparada para a ação de abrangência estadual e municipal.

Com a chegada das doses e de acordo com os quantitativos a Coordenadoria de Saúde está sendo feito o repasse aos municípios, seguindo os critérios dos grupos prioritários e o quantitativo das doses recebidas.

Todos os municípios pertencentes a 2ª CRS estão utilizando sua rede de frios para armazenar os imunobiológicos, através da Vigilância epidemiológico ou das suas próprias Unidades Básicas de Saúde, a qual possui equipamentos com capacidade para armazenamento dos imunobiológicos, equipamentos estes utilizados também em outras campanhas nacionais de imunização.

7- CAMINHO DAS VACINAS

  • Conforme preconizado o ministério da saúde realiza contratos para aquisição dos imunobiológicos (coronavac/butantan; astrazeneca/fiocruz; pfizer/biotench; Janssen/Johnson&Johnson;
  • Repasse do ministério da saúde dos imunizantes para os estados da federação;
  • Repasse da secretaria estadual de saúde para as região de saúde;
  • Repasse da 2ªCRS dos imunizantes para os municípios de abrangência ou cobertura;
  • Os municípios de posse das vacinas disponibilizam a população municipal.


8- VACINOMETRO 

De acordo com o levantamento feito pelo IBGE 2020, a população de Barra do Guarita/RS é hoje de 3.257 pessoas.

Dessas, foram aplicadas até o momento 2.820 doses; com a 1ª dose: 1.925 e 2ª  dose: 805 e dose única: 90; Esquema completo (1° e 2° dose): 846, seguindo conforme  o  Informe Técnico  –  Campanha Nacional  de  Vacinação contra  a COVID – 19 (Ministério da Saúde 12/08/2021).

9- REDE HOSPITALAR

O município de Barra do Guarita, possui em seu território como referência hospitalar o Hospital Santo Antônio de Tenente Portela/RS, que oferece suporte de leitos clínicos e intensivos para assistência ao paciente suspeito ou confirmado de COVID 19. 

10- PREVENÇÃO

Conforme cenário Nacional e com a liberação do uso emergencial dos imunizantes contra o  COVID-19 ressalta-se que estão sendo imunizados os Grupos preconizados como prioritário conforme ministério da saúde por isso, não se exclui adotar todas as medidas preconizadas de prevenção para a covid. Faz-se necessário aliar as medidas preventivas, através da adoção das ações estabelecidas com a imunização para que, possamos com o passar do tempo reduzir a circulação do vírus e com isso vencer a epidemia a nível nacional.

No município de Barra do Guarita/RS, foram tomadas desde o início da pandemia, com fechamento inicial dos estabelecimentos comerciais e limitação total quanto a possíveis aglomerações, cancelamento de eventos municipais e religiosos, movimentos e ações importantes para o controle do Coronavírus em nossa população. Campanha institucionais de conscientização da população têm sido frequentes em live e em veículos de comunicação.

Para finalizar reforçamos que não podemos deixar de estar vigilantes frente ao vírus, no que diz respeito a manutenção de  todas  as medidas  preconizadas  de prevenção,  para  que possamos  aliar estes dois fatores com harmonia - imunização e prevenção – os quais juntos poderão ser o princípio da solução de tão temido vírus.  


Estas as considerações.


Barra do Guarita/RS, janeiro de 2021



COMITÊ MUNICIPAL DE COMBATE AO CORONAVÍRUS



SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 






Todos contra o Covid-19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Barra do Guarita - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.